quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

4.Modulação em amplitude, frequêmcia e fase

Um sínal analógico apresenta várias caracteristicas como a amplitude, a frequência e a fase. Estas características são usadas em sinais de rádio e televisivos. Para que esta menssagem seja bem transmitada utiliza-se a modulação.
Pela defenição, a modulação é um processo pelo qual uma onda portadora analógico pode ser alterada, de modo a apresentar um padrão uniforme para transmitir dados. O equipamento usado por este processo é o modem. O modem é  um dispositivo electrónico que modula um sinal analógico numa determinada faxa de frequência pronta para transmitir.
Existem três parâmetros que se usam para variar um sinal analógico: A modulação em amplitude ( AM ), a modulação em frequência ( FM ) e a modulação em fase ( PM ).
Não é só o sinal analógico que tem as caracteristicas de amplitude, de frequência e a amplitude. O sinal digital também têm essas características, e usam também três tipos de modulações, que são: A modulação em amplitude ( ASK ), a modulação em frêquencia ( FSK ) e a modulação em fase ( PSK ). Nestas modulações digitais usam-se bits, enquanto no sinal analógico não. Quando o ASK recebe bits nulos, a componente é nula e quando recebe bit de valor 1, a componente tem uma onda de frequência. O FSK, os bits 0 e 1 vão alternando a onda de frequência. E o PSK, sempre que existe uma transmissão entre 0 para 1 ou 1 para 0 existe uma inversão de fase de onda, mas com o sentido contrário ao do bit anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário