quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

6.Grandezas e medidas

É fundamental conhecer algumas grandezas e medias. A unidade de bit é sem duvida fundamental para as meterias de Redes e Comunicação. É importante saber a velocidade e a quantidade de bits que tranferimos por unidade de tempo, mas também é importante o equipamento que usamos para tranferir esses dados.
Umas das principais grandezas e medidas são:

Decibel:
O Decibel mede a perda ou ganho da potência de uma onda. Os decibeis podem ser numeros negativos (representam a perda da potência) e tambem ser numeros positivos (representa o ganho na potência).

Largura de Banda:
A Largura de Banda de uma canal é definido como a diferença entre a frequência mais alta e a mais baixa que o canal pode realmente transmitir.

Throughput:
Por exemplo, um downoald de um ficheiro apresentanos o valor em bits de uma certa largura de banda. Mas, esse largura de bada não apresenta o verdadeiro valor em bits do ficheiro. O verdadeiro valor é chamado Throughput, que pode ser traduzido por taxa de transferencia efectiva de um sistema de transmissão.

Bit Rate ou Data Rate:
Bit rate significa taxa de bits. Bit rate ou Data rate é a velocidade comque os bits são convertidos ou processados por unidade de tempos.

Imagem do Decibel:

Imagem da Largura de Banda:
Imagem de Throughput:

Imagem de Bit Rate:

1 comentário: