quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

5.Técnicas de conversão analógico-digital

Fala-se muito que, estamos na era digital, que os 0 e os 1 controlam o mundo. Se por um lado existe informação digital (como o Word, paginas de internet, jogos de computador...), por outro existe informação analógica que é transformada em informação digital. Temos o exemplo das fotografias digitais, digitalização de documentos, música, vídeos e muitos outros.
Para fazer uma conversão Analógica/Digital é necessário de aplicar as técnicas de digitalização. A digitalização é o processo de tranformação de uma sinal analógico para um sinal digital. Neste processo consiste três fases sequencias: a Amostragem, a Quantização e a Codificação.

Amostragem:
Esta tecnica de conversão consiste retirar do sinal original a uma codência sufuciente para representar o sinal após a digitalização. Ou seja, o sinal pode ser completamente recontruido se estes forem extraídos amostras a um ritmo frequência máxima do sinal original.

Quantização:
Esta tecnica de conversão é uma sequência de amostras resultantes da sequência de amostras resultantes da amostragem. Depois dos resultados da amostragem, estes são transformados em sequência de quantização. São chamados nível de quantização.

Codificacão:
Esta tecnica de conversão é o processo pelo qual os valores quantizados são convertidos em bits. É o processo responsável por converter sinais digitais em sinais de transmissão.

Esta imagem represnta a amostragem, codificação e quantização:

Sem comentários:

Enviar um comentário