domingo, 12 de junho de 2011

1- Camada de rede do modelo OSI

No módulo anterior vimos que as duas primeiras camadas do modelo OSI. Quando ligamo-nos à internet entramos no domínio dos routers e comsequentemente das redes alargadas.

Routers e Portos de interface de Routers:
Nesta camada imperam os routers. Este equipamento é responsável pelo encaminhamento dos pacotes entre diferentes redes.
Os routers representam os nós entre as redes. São os equipamentos mais caros de uma rede, mas também os mais importantes. Em todo mundo existem milhões interligados entre si, permitindo construir o que  chamamos de internet.

Comunicação entre redes:
No ponto anterior explicou-se como as estações de uma rede privada acediam a uma rede pública, porém falta saber como os routers distinguem  o tráfego que por eles passa. Cada router é dotado de memória, como já referimos.
Em qualquer computador, através da consola MS-DOS, é possivel ter acesso à tabela de encaminhamento do nosso PC, que são em tudo semelhantes às existentes nos routers.
Quando um PC de uma rede privada tenta aceder à internet esse pedido percorre a rede até chegar a um router. Este vai conferir a sua tabela e ao verificar que o pedido para o seu hierárquio superior, neste caso o servidor ISP, e assim sucessivamente até que se encontre o destino.

Conceitos de APR e tabelas de ARP:
ARP (Address Resolution Protocol) é a forma de associar um endereço físico a um endereço virtual (IP). Quando apenas é  conhecido o endereço virtual de uma estação e se pretende saber o endereço físico (MAC) da mesma utilizado o protocolo ARP. Este, através do envio de uma menssagem em Broadcast.
O protocolo ARP é utilizado nas seguintes situações:
-Quando duas estações estão na mesma rede e pretendem comunicar entre si;
-Quando duas estações estão em redes diferentes e têm de aceder a um Router/getaway para comunicar entre si;
-Quando um Router tem de encaminhar um pacote de daos para um computador através de outro router;
-Quando um Router tem de encaminhar um pacote de dados para uma estação na sua rede.

Rotas estáticas e dinâmicas:
Os routers guardam os registos dos seus conhecidos em forma de tabela associado-os a um caminho.
Um router tem dois tipos de rotas associados a endereços:
-Rotas estáticas: Estas rotas são inseridas manualmente através de comandos de admistração para gerir a tabela de encaminhamento.
-Rotas dinâmicas: Em vez de inserecção manual, a tabela de encaminhamento será preenchida dinamicamente com base em protocolos de encaminhamento. Usa-se essencialmente para redes com mudanças frequentes de topologia ou de grandes dimensões.

Algoritmos e respectivos protocolos de encaminhamento:
Os algoritmos e protocolos de encaminhamento apenas se aplicam a endereços dinâmico. Neste ponto abordam-se formas como os routers de uma rede comunicam entre si e trocam informações, bem como conseguem, face a alteração na rede, permitir a converguência da mesma.
Os factores que influenciam o tempo de convergência são:
-A distância em saltos do router ao ponto de mudança;
-O número de routers que usam protocolos dinâmicos de encaminhamento;
-Largura de nada e congestionamento dos links;
-Capacidade de processamento do router;
-Protocolo de encaminhamento utilizado;

Sem comentários:

Enviar um comentário