domingo, 12 de junho de 2011

3- Camada de transporte do modelo OSI

Objectivo da camada 4 do modelo OSI:
A camada de transporte é responsavel pela ligação lógica entre processos de aplicação de estações diferentes. Denomina-se de comunicação lógica, porque do ponto de vista das aplicações funciona como se as estações estivessem lado a lado, ligadas directamente entre si. Contudo, as estações podem encontrar-se uma cada lado do planeta.
Diz-se então, que a camada de transporte é responsável pela transferência de informação extremo. Separa as camadas responsáveis pelo meio físico das que tratam da aplicação.

Protocolos TCP e UDP:
Os dois principais protocolos de transporte utilizados na internet são o TCP e o UDP. Como verificámos anteriormente, estes protocolos distinguem-se pela fiabilidade, mas existem algumas diferenças, vamos explicar cada um destes protocolos:
-TCP:Este protocolo de transporte é utilizado em aplicações como e-mail e transferência de ficheiros.
-UDP:Este protocolo de transporte UDP é utilizado pela aplicações em tempo real, já que privilegia a velocidade e a simplicidade.

Métodos de ligação por TCP e UDP:
Cada aplicação tem um identificador denominado de porta. Assim, aplicações diferentes usam portas diferentes. O uso de portas representa também um perigo para o nosso computador. São por si, as portas de entrada e saída de um computador. Os firewalls protegem os PC's fechando algumas dessas portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário