sábado, 11 de junho de 2011

5- Componentes da camada 1 do modelo OSI

A camada 1 do modelo de OSI é, como vimos anteriormente, a camada física. Neste ponto são analisados desta camada designadamente os meios de transmissão, as fichasm transceivers e os repetidores.

Meios de transmissão guiados (cabos):
Apesar de cada vez mais se utilizarem redes sem fios, as redes com fios são ainda as mais utilizadas no transporte de informação. Os cabos usados em redes podem ser de dois tipos: eléctricos ou ópticos.

Cabos eléctricos:
Existem dois tipos de cabos de rede de comunicação: coaxial e par entrelaçado.

-Cabo coaxial é usado sobretudo em redes locais com tipologia de barramento, podem ser do tipo Fino e Groço.
-Pares de cobre entrançado é utilizado nas redes locais normais, podem ser do tipo UTP e STP.

Cabos ópticos:
Outra vertente de cabos são as fibras ópticas. Estes, ao contrário dos anteriores, não dão cabos eléctricos. Estes cabos são utilizados sobretudo para grandes distâncias e quando são necessárias altas velocidades de transmissão.

-Multimodo, são vários comprimentos de onda a percorrer a mesma fibra, tecnologia mais barata, maior diâmentro e percorre distâncias mais curtas.
-Monomodo, é apenas um comprimento de onda a percorrer a fibra, tecnologia mais dispendiosa e mais difícil de instalar devido ao seu menor diâmetro.

Especificação TIA/EIA:
A utilização de cabos exige o cumprimento de um conjunto de normas. Da mesma forma que não sos passa pela cabeça ligar uma antena parabolica à TV com cabo de par entraçado, existem também regras que se devem seguir quando pretendemos usar um determinado cabo num projecto de redes. As especificações de TIA/EIA são um  conjunto de normas criadas para a utilização standar de cabos em redes.

Meios de transmissão não guiados (sem fios):
A comunicação atravéz de redes sem fios é cada vez mais utilizada. Devido á facilidade com que se instala e se pode mudar de local, coferelhe uma caracterísica única: flexibilidade.
Existem diversos tipos de rede sem fios, tais como:

-Infravermelhos: O comprimento da onda da radiação infravermelho não lhe permite atravessar a mairor parte dos objectos. Desta forma, não é possivel ter objectos a obstruir a linha de visão entre o emissor e o receptor. Esta tecnologia é bastante usada nos comandos de televisão.
-Ondas de rádio:As tecnologias de comunicação que utilizam a frequência rádio são bluetooth e o Wi-Fi. Estas trabalham na gama de frequências dos 900 M Hz. Esta tecnologia tem um alcance significamente baixo que o Wi-Fi dependendo da classe a que pertence.
-Laser: Usa-se para comunicações ponto a ponto onde o emissor e o receptor têm de apresentar linha de visão entre si. O laser funciona como uma linha de visão entre si. O laser funciona como uma linha imaginária entre o emissor e o receptor constituída por luz.
-UMTS: Tecnologi de terceira geração dos telemoveis. Da mesma forma que foi criada a ISO nos anos 80 para uniformizar as comunicações atravéz de redes, as grandes organizações mundias de standards procuram também uniformizar as redes móveis, com um protocolo denominado de HSDPA.
-Satélite: Utilizam-se em redes WAN e a comunicação é feita entre antenas parabólicas. Os satélites de comunicações são geralmente geostacionários e encontram-se sobre o equador terrestre a uma altura dde 35 786 km.

Antenas:
As antenas são dos componentes mais importantes de uma rede sem fios. São responsáveis por irradiar o sinal dentro de certos limites, a chamada de zona de cobertura ou alcance. Existem dois tipos de antenas:
Direccionais- irradiam o sinal numa direcção;
Omnidireccionais-irradiam igualmente em todas as direcções.

1 comentário: